terça-feira, 3 de setembro de 2019

Meu (sexagésimo nono) cordel, editado em 2019. (069)





O BELO PASSANDO O BASTÃO
     (pro seu colega Soares)

Nesse evento tão legal
De passagem de BASTÃO
Que há muito ninguém via
Na nossa Associação
Fiz até este cordel
Pra cumprir o meu papel
E curtir badalação


Não sou dono da verdade
Nem gosto de confusão
Mas só acredito em mudanças
Quando acontece eleição
Pode até ter lenga-lenga
De sócio fazendo pendenga
- Essa minha opinião!

Mas pra fazer meu cordel
Precisei ser inventivo
Começando pela capa
Consegui ser criativo
O texto foi bem bolado
E muito bem acabado
Pra tudo ficar bem festivo


(02)


Antes quero esclarecer
Sem mudar de opinião
Que este singelo cordel
Feito por predileção
O fiz com muita lisura
Não careceu de censura
E nem vai ter mangação

Pra começar minha prosa
Focado nessa eleição
Que me pareceu capenga
Eu não gostei muito não
Pleito de um só candidato
Achei isso muito chato
Que me deu desilusão

Mas mesmo desiludido
Consegui me controlar
Cordelista nordestino
Detesta ter que empacar
Pelo sim ou pelo não
Mesmo com desilusão
Vou seguir meu versejar


(03)

Como já antecipei
O que pretendo contar
Serei rápido e rasteiro
Para não incomodar
O cordel é mesmo assim
Do começo até o fim
Nada pode atrapalhar

Nessa recente eleição
Eu soube que aconteceu
Uma pendenga infernal
De um sócio que se excedeu
E além de mal informado
Se tornou tão abusado
Que a coisa quase fedeu

Pra nossa Associação
Onde só tem militar
Esse fato acontecido
Com certeza foi vulgar
O direito sendo torto
É direito natimorto
Que ninguém sabe explicar


                   (04)

Quando um sócio sai da linha
Pra querer atrapalhar
É sinal de linha torta
Que ninguém quis concertar
O acontecido recente
Com esse sócio imprudente
Achei por bem me calar

A AME fazendo Eleição
Está sempre a toda prova
Mostra bem a sua cara
E o sócio sempre aprova
Mesmo tendo confusão
De sócio valentão
Ela sempre se renova

Mas não foi essa pendenga
Que me fez cordelizar
Pretendo daqui pra frente
Mais coisa também versar
O cordel pra ser completo
Pode até não ser correto
Mas nada deve faltar


 (05)


Quero então acrescentar
Algo mais que pertinente
Sobre nossa querida AME
E seu novo presidente:
- É um cabra reformado
Decerto é preparado
- Tem pinta de inteligente

Sem querer puxar seu saco
E nem ser bajulador
Acredito e não duvido
Que ele é um vencedor 
Para nossa AME/RJ
Sem cascata nem lorota
Há de ser batalhador

Pro meu amigo Soares
Quero então aproveitar
Pra lhe desejar sucesso
No seu novo labutar
Pois na nossa AME/RJ
Vale até dá cambalhota
Só não vale fraquejar


(06)

Diz o dito popular:
“quem é bom já nasce feito”
Portanto meu caro amigo
Não queira ser só direito
Com garra e disposição
Segure bem seu BASTÃO
Só assim terás respeito

E pro meu amigo Belo
Que foi bravo presidente
Por oito anos da nossa AME
Sempre muito eloquente
Me achei na obrigação
De lhe prestar ovação
De maneira diferente

Seu legado de sucesso
Pelo seu bom proceder
Há de ser eternizado
Pra todo mundo saber
O que ele fez pela AME
Com seu correto ditame
Duvido alguém esquecer



(07)

Para meu amigo Belo
Companheiro cordial
Deixarei meu forte abraço
Por demais especial
Seu sucesso de renome
Na presidência da AME
Foi de fato genial

E como sou cordelista
De muita compreensão
Devoto do Padim Ciço
Parente de Lampião
Vou rezar no meu terreiro
Para meu SANTO GUERREIRO
Iluminar sua nova direção

Também quero desejar
Ao meu caro Zé Maria
Que ficará no batente
Mais sucesso e valentia
Seu labutar tão decente
Como vice-presidente
Mostra bem sua galhardia



(08)

Finalmente quero crer
Que cumpri bem meu papel
Ao prestigiar nossa AME
Com meus versos de cordel
Mas já que não tem nem festa
E nada mais não me resta
Chega de ser tão fiel

E, sem nada pra comer:
Deixarei isso pra lá
Vou saindo à francesa
E fechar meu patuá
Vou voltar pro meu sertão
Lá no meu Maranhão
Pra comer o meu cuxá

Para nossa querida AME
Meu clube de estimação
Estarei ao seu dispor
Em qualquer ocasião
Com meu cordel arretado
Espero ter agradado
Nesse evento do bastão.

                FIM (RIO DE JANEIRO/2019)


Nenhum comentário: