quinta-feira, 19 de maio de 2016

Meu (vigésimo oitavo) cordel, editado em 2015. (028)



TURISTA sem dinheiro foi visitar ROMA.
              (isso é possível)?



Sou turista contumaz
Sempre com pouco dinheiro
Montado no meu jumento
Já passei por farofeiro
Agora fui para Roma
Dessa vez como romeiro


Nesse cordel futurista
Muito bom para leitura
Mostrarei pra qualquer um
Como foi minha AVENTURA:
Viajar com pouca grana
Mas de maneira segura


Fiz um bom planejamento                               (02)                  
Pra chegar nesse lugar
Levei mapa na sacola
E caminhei devagar
E mesmo com mixaria
Ficava sem cochilar

Escolhi pra visitar
Só locais mais populares
Sem pagar visitação
Nesses tours particulares
O que basta é saber
A nobreza dos lugares

Fui logo pro VATICANO
Para vê o Santo Papa
Sempre foi o meu desejo
Nessa minha grande etapa
Eu fiquei tão satisfeito
Que quase perdi meu mapa

E depois de vê o Papa                               (03)
Já com a alma bem lavada
O que me restou fazer
Foi começar a jornada
Em um tour pela cidade
Mas sem visita guiada

ROMA é uma cidade
Chamada (CIDADE ETERNA )
Tudo lá é uma beleza
E tem gente bem fraterna
De tão limpa essa cidade
Dizem que Deus lhe governa

Nunca vi tantas Igrejas
Como tem nessa cidade
Onde quer que você vá
Tem Templos de caridade
Pra quem gosta de rezar
Se reza até sem vontade

Pelos dias que passei                                   (04)
Não fiquei preocupado
Só comi pastas e pizza
Pagando pouco trocado
Caminhava o dia todo
Feito rico disfarçado

Hospedei-me num Albergue
Bem seguro e barateiro
Dormia feito criança
Como todo forasteiro
Logo cedo de manhã
No café era o primeiro

Dinheiro para o transporte
Muito pouco separei
Andava somente a pé
E lembranças nem comprei
Somente fotografias
Para todos eu tirei

Logo no segundo dia                                 (05)
Visitei o COLISEU
Um monumento assombrado
Que quase me enlouqueceu
Nesse gigantesco Estádio
Mostra bem quem lá sofreu

Depois fui pro CAPITOLIO
No monte capitolino
Vi o Fórum e o Campo de marte
Vi igrejas tocando sino
Eram tantas as surpresas
Que me deixou em desatino

E já no terceiro dia
Visitei o FORUM ROMANO
Bem no coração de Roma
Tudo lá é soberano
Belo sítio arqueológico
Do tempo gregoriano

Depois fui pro PANTHEON                           (06)
Templo de (deuses romanos)
Que depois se tornou igreja
Com ar bem palaciano
Novamente me benzi
Porque sou bom ser humano

Na PIAZZA DEL POPOLO
Aí, me diverti bastante
Foi nessa (praça do povo)
Que não parei um instante
Andando quase correndo
Foi pra mim estonteante

Na FONTANA DE TREVI
Foi meu seguido destino
Seu modelo é barroco
E seu lago é divino
Jogando moedas no lago
Me senti como menino

Além de tantas belezas                               (07)
E locais bem visitados
Outros mais eu também vi
Ao fazer os meus translados
E tudo fotografei
Pra ficar bem registrados

Portanto darei conselhos
Pra quem nunca fez viagem:
Não deixe de levar MAPA
Confira bem sua PASSAGEM
E também seu PASSAPORTE
Se puder leve BAGAGEM

Não tendo muito dinheiro
Faça tudo como eu fiz
Não precisa ser sovina
Para não ser infeliz
Mas desfrute sua viagem
Mesmo sendo um aprendiz

Viajar é coisa boa                                      (08)
Garanto-lhes com certeza
E ROMA é imperdível
Por conta da sua beleza
Seus adornos são tão belos
Que enfeitam a natureza

Ser romeiro ou peregrino
Viajando para ROMA
Dinheiro não é problema
Nem tampouco o idioma
Ao rezar missa do PAPA
Se recebe até DIPLOMA

Quando fiz este cordel
Eu só fiz para mostrar
Pra quem nunca viajou
O valor de viajar
Além de ser cultural
É gostoso pra danar.  FIM/ago/2015



Nenhum comentário: